-
Arquitetos: ESQVTA
- Área: 315 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ricardo Oliveira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. Qualquer tipo de intervenção neste espaço não deve interferir no já existente. Mais do que propor era preciso omitir, mais do que desenhar era preciso recuperar e integrar, mais do que compor era preciso ser simples e silencioso com rigor na resposta às novas necessidades.
O apartamento está integrado num edifício originalmente concebido como Hotêl Particulier. O apartamento ocupa o 1º andar, originalmente o andar dos quartos - 11 quartos, um deles utilizado como casa de banho. Por ser um andar social, quase todas as paredes e tetos desses quartos foram decorados com ricas pinturas murais.
Quando transformado em fracção individual de habitação, o apartamento foi ocupado por Pedro Espírito Santo conhecido como anfitrião das melhores festas e jantares de Lisboa e os 11 quartos serviram-no na perfeição. Em 2019 o apartamento adquiriu um novo proprietário, com uma família clara estrutura. O programa de intervenção no espaço teve como base o manutenção, conservação e restauração de toda a arquitetura patrimônio da propriedade, mas adaptando-o às necessidades da família - a partir de 1 banheiro agora temos 6 banheiros independentes.
Todo o trabalho partiu da premissa de que as intervenções deveriam ser silenciosas o suficiente para não serem percebidas, ou para disputar a atenção pelo pré-existente. Se as obras de recuperação fossem silenciosas na forma e na escolha dos materiais, o projeto de design de interiores optou por uma cuidadosa seleção de peças de design atemporais - como se do auge da arte do século XVIII pudéssemos no mesmo espaço e de repente viajar para o que é melhor produzido no design do século 21. A história é escrita hoje em um idioma diferente. Com outros objetos e argumentos mesmo que o princípio permaneça presente: uma casa para morar e ser morada.